quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Roteiro do Pelô




Roteiro/pontos turísticos

Roteiro do pelô


Rua Chile


Em 1902, a Rua Direta do Palácio,passou a se chamar Rua Chile.Habitada pelos mais reputadosnomes da burguesia baiana, funcionava também como elegante centro comercial, onde eram encontrados os artigos mais recentes e sofisticados da moda européia. Fazer compras na Rua Chile se constituía num exercício de elegância e bom-tom no período do século XVIII ao início do XX. Nas décadas de 1940 a 1960, a Rua Chile foi também o grande centro da efervescência política e cultural do Estado.Próxima a rua Chile, visite a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, fundada pelos jesuítas que vieram com Thomé de Souza no século XVI. Demolida e reconstruída no lado oposto da rua no século XX é uma das mais antigas de Salvador e atualmente apresenta tratamento de fachada neo-românico.



Praça Homé de Souza- Praça Municipal

Monumento Thomé de Souza- Homenagem ao fundador da cidade.
Câmera dos Vereadores- Constituída em meados do séculos XVII, foi sede do primeiro Legislativo do Brasil e no século XVIII, funcionou também como cadeia da cidade.
Palácio Rio Branco- Abrigou, em 1549, o governador -geral do Brasil, Thomé de Souza, e o centro de administração do reino de Portugal.Foi reinaugurado em 1919, quando ganhou o nome de Palácio Rio Branco. Atualmente, abriga a Fundação Pedro Calmon, a Fundação Cultural do Estado da Bahia e o Memorial dos Governadores.
Prefeitura Municipal do Salvador- Atual sede da Prefeitura.
Elevador Lacerda- Inaugurado em 1873, foi planejado e construído pelo comerciante Antônio Drancisco de Lacerda. As quatro cabines do Lacerda interligam os 72 metros da Praça Thomé de Souza , na Cidade Alta, a praça Cayru, na Cidade Baixa.
Em cada viagem, com duração de 22 segundos, o Elevador transporta 128 pessoas funcionando 24 horas.No Elevador está localizado o posto de informações Turistica.


Praça da Sé



Praça da Sé


Em 1553, foi inaugurada a Igreja Sé da Bahia que, no século XVII, serviu como fortaleza contra os holandeses. Em 1933, foi demolida para dar lugar aos trilhos do bonde da Companhia Linha Circular de Carris da Bahia. Com isso, a praça passou a abrigar os bondes e o Belvedere da Sé.

Palácio Rio Branco

Em 1999, como parte das comemorações dos 450 anos da fundação da cidade, foi inaugurada a nova Praça da Sé. Com destaque para o monumento da "Cruz Caída", de autoria de Mário Cravo Jr. O local oferece uma visão privilegiada do pôr-do-sol para a Baía de Todos os Santos, além de outros atrativos que voçê deve visitar:o Memorial das Baianas, os Sítios Arqueológicos, o Palácio Arquiepiscopal e o Plano Inclinado Gonçalves Dias.

Terreiro de Jesus


A Praça XV de Novembro, mais conhecida como Terreiro de Jesus por causa da Igreja dos Jusuitas (atual Catedral Basilica),mantám caracteristicas urbanas dos séculos passados. No centro da praça, um chafariz de origem francesa (1855),todo em ferro fundido, representa a deusa Ceres, da agricultura.

No Terreiro, também esta localizada a primeira escola de medicina do País. Reúne três museus:Afro-Brasileiro(com acervo da arte sacra africana, afro-brasileira, 27 painéis de Carybé sobre os orixás e fotografias do antropólogo frânces Pierre Verger)

Arqueologia e Etnologia(com pinturas,objetos,fotos e urnas funerárias índigenas);e Memorial de medicina (com livros e teses sobre o tema).Ainda nessa praça voçê vai encontrar a Igreja e Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, a Igreja de São Pedro dos Clérigos e a Catedral Basilica.




Largo do Cruzeiro de São Francisco

No Largo do Cruzeiro de São Francisco encontramos a Igreja eo Convento de São Francisco,datada de 1703.Conhecida como a "Igreja do Ouro" possui esplêndidos arabescos em talha dourada e grades de Jacarandá.Seus azulejos descrevem passagens da vida de S.Francisco,além de revestirem as paredes do claustro.Abriga a imagem de S.Pedro de Alcântara, obra-prima de Manoel Inácio da Costa, num dos altares à direita.




Ao lado a Igreja de São Francisco encontram-se a Igreja e o Museu da Ordem Terceira de São Francisco. Com sua esplêndida fachada em pedra lavrada, a igreja é o único exemplar no Brasil do barroco espanhol.Por algum tempo, a fachada esteve encoberta com argamassa e, somente no início do século XX,durante serviços de implantação da rede elétrica na área, foi redescoberto o seu desenho original. Nos tetos existem belas pinturas criadas em 1831 por Franco Velasco. Abriga ainda um relógio de sol e um museu que reproduz um salão nobre.







Pelourinho



Significa coluna de pebra, erguida em Praça Pública, com pendente de bronze ou ferro, para amarrar e açoitar publicamente os condenados(criminisos e escravos faltosos). Na condição de primeira capital da América Portuguesa,Salvador cultivol a mão-de-obra escrava e teve os seus pelourinhos instalados em pontos como o Terreiro de Jesus e as atuais Praças Thomé de Souza e Castro Alves. Símbolo de autoridade e justiça, acabou emprestando o nome ao conjunto histórico e arquitetônico do Pelourinh, parte integrante do Centro Histórico da Cidade.O Pelourinho também contempla outros atrativos, como o Museu Tempostal, A fundação Casa de Jorge Amado, o Museu da Cidade, o Museu Abelardo Rodrigues, a Igleja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Museu Casa de Benin.



Carmo e Santo Antônio



A área entre o largo do Carmo e o largo de Santo Antônio Além do Carmo mostra a expanção da cidade a partir do século XVII e tem como principal monumento o conjunto religioso formado pela igreja e Convento Nossa Senhora so Carmo e pela Igreja da Terceira do Carmo;As Igrejas do Santíssimo Sacramento, na rua do passo, com sua monumental escadaria de acesso; a da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão e a de Santo Antônio Além do Carmo merecem atenção pela beleza de suas fachadas e interiores.O Oratório da Cruz do Pascoal é uma construção pitoresca situada no meio de um largo da rua de Santo Antônio Além do Carmo, baluarte da defesa da antiga cidade pelo lado norte.


Largo do Cruseiro de São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário