domingo, 14 de dezembro de 2008
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Roteiro fita do Bomfim e Roteiro Caramurú
Roteiro fita do Bomfim
Monte Serrat-Ponta de Humaitá
Na ponta da Península de Itapagipe,hoje conhecida como Ponta de Humaitá, encontra-se o Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat,cujo início de sua construção data do século XVI.Naquela época, sua posição era estratégica, pois o forte está localizado no alto da ponta mais avançada da península, onde se tem uma vista para o porto da cidade.Por conta da harmonia de suas linhas arquitetônica,é considerada a mais bela construção militar do teritório brasileiro.O forte é aberto a visitação pública e oferece um museu de armas e uma ensenação que simula sua tomada e reconquista em 1624.A fortificação integra o conjunto paísagistico da penísula de itapagipe, extremada pela igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat,seguida do Forte e da Igreja de Sossa Senhora da Boa Viagem.Dele, se tem uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos,tendo de um lado Salvador e de outro a ilha de Itaparica. Forte Monte Serrat
Igreja do Bomfim
Igreja do Nosso Senhor do Bomfim
Localizada no alto da Colina Sagrada,na Cidade Baixa, a mais popular igreja baiana foi concluída em 1772.A fachada é parcialmente coberta por azuleijos portugueses brancos, que chegaram à igreja 100 anos depois da construção e o seu interior, neoclássico.No altar-mor,está a imagem do Senhor do Bomfim.Tornou-se célebre a sala dos milagres, que reúne impressionantes réplicas de cabeças,pernas e braços em cera,madeira,além de objetos em ouro,prata e pedras preciosas,atualmente expostos no museu de ex-votos,em outra dependencia da igreja.
Ribeira
Ribeira,expressão portuguesa que quer dizer ancoradouro para reparação de naus , foi uma colônia de pescadores e também lugar de veraneio.Hoje é um bairro residencial,onde continuam sendo realizados treinamentos e competições de esportes náuticos como vela e canoagem.Lá também se encontra a mais antiga raia se remo do Brasil e uma das mais antigas e tradicionais sorveterias da cidade.Boa pedida para fim de tarde.
Memorial Irmã Dulce
Localizado no bairro de Roma, o Memorial de Irmã Dulce foi inaugurado em 1993,um ano após a morte da freira.O memorial possui uma exposição permanente que expressa o legado de amor e caridade da freira,que ficou conhecida como "O Anjo Bom do Brasil".Podem ser visto documentários, fotografias,objetos pessoias e o quarto da irmã,onde se encontra a cadeira na qual ela dormiu por mais de trinta anos, por conta de uma promessa.Anualmente,o Memorial é visitado por cerca de 20 mil pessoas,interessadas em saber um pouco mais da vida de Irmã Dulce e também colaborar com as suas obras.
Irmã Dulce
Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
Erguida em 1712 e modificada em 1908,apresenta um santuário de fachada simples e única torre revestida de azulejos brancos e azuis dispostos em ziguezague.O atar-mor,altares laterais e nave são de estilo Barroco.Está localizada na área da Boa Viagem, que foi ultilizada como lugar de desembarque de mercadorias no passado.Atualmente,a região no seu entorno é procurada porque oferece a mais privilegiada vista para as cidades Alta e Baixa.
Roteiro Caramurú
Igreja Santo Antônio da Barra
Construída no final século XVI no alto de uma colina, na ladeira da Barra,se destaca por suas duas torres piramidais revestidas de azuleijos.No interior da capela,a pintura anônima do teto é datada de 1884 e representa a glorificação do Santo.A decoração do seu interior é neoclassíca e telas a óleo fazem referência à vida e obra desse grande religioso.
Forte São Diogo
Situado na base de um morro, ao lado direito da praia do porto da Barra,foi erguido com finalidade de impedir o desenbarque de invasores que pretendiam atacar a cidade a cidade pelo lado Sul.Atuol belicamente em maio de 1638,por ocasião da invasão holandesa, quando Maurício de Nassau enviou a sua frota. Concluído em 1722, abrigava uma bateria de sete canhões em seu curiosoterrapleno,cuja forma, não convencional, acompanha palmo a palmo a curvatura da costa, aproveitando a raiz da colina cortada para a sua construção.Com planta irregular do tipo italiano, possui casa de comando com dois pavimentos, portada com brasão e guarita.Sofreu sucessivas modificações de sua forma original.Mais do que uma atração histórica,que guarda um visual exclusivo da Baía de Todos os Santos,esse forte é um importante centro de lazer.
Forte de Santo Antônio da Barra-Farol da Barra
O Forte de Santo Antônio da Barra,conhecido como Farol da Barra,pertence à Marinha do Brasil e está localizado na entrada nortr da Baía de Todos os Santos.Sua verdadeira função era dificultar a entrada na Barra e impedir,mediante fogo cruzado com forte Monte Serrat, o desenbarque de forças inimigas no porto. Foi o primeiro forte do Brasil,erguido 34 anos depois do descobrimento.
Ainda hoje o Forte de Santo Antônio da Barra funciona coma farol e é um dos monumentos-símbolos de Salvador.No seu interior foi instalado o Museu Náutico da Bahia,com um acervo constituído de mapas,equipamentos de navegação,maquetes de antigas naus e caravelas portuguesas e espanholas.Estão também ali guardadas as relíquias do navio Galeão Sacramento, naufragado na entrada da Baía de Todos os Santos em 1668. Na parte superior do forte funciona um bar com privilegiada visão paronâmica de Salvador,e um dos mais bonitos espetáculos do pôr-do-sol.
Morro do Cristo
Localiza-se entre os bairros de Ondina e Barra e oferece uma fantástica vista para o mar.A estátua de autoria de Paschoale de Chirico foi inaugurada em 1920 e ofertada pelo desembargador José Botelho Benjamin.Simboliza a guarda avançada da cidade, defesa invencível e permanência da paz.
Jardim Zoológico
Fundado na década de 50, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas,conhecido como Jardim Zoológico de Salvador,oculpa uma área de aproximadamente 250.000 metros quadrados.Hoje é um centro de referência de animais ameaçados de extinção,pois 18 espécies, num total de 55 animais,estão ameaçados no deu ambiente natural.São diversas as atrações que o Jardim zoológico ofereco,tendo como principais,os 760 animais distribuidos em 45 espécies de aves,38 de mamíferos e 25 de répteis.
Igreja Santana-Rio Vermelho
No período que coincide com a Guerra do Paraguai (1864-1870),em meados do século XIX, foi iniciada a construção ,em alvenaria de pedra e tijolo,da Igreja Santana situada no Largo Nossa Senhora de Santana.Em 1967, a igreja foi transformada no Centro Social Monsenhor Amílcar Marques, em função da construção de uma nova Igreja na região batizada com o mesmo nome.
Largo de Amaralina
Localizado no bairro de Amaralina,possui um quíosque com várias baianas de acarajé.É um antigo balneário, onde é possível saborear uma água de coco e deliciosas iguarias da culinária regional que são vendidas nos tabuleiro.
Roteiro Berimbau
Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia
O templo erguido em louvor à santa de devoção do fundador da cidade,Thomé de Souza,foi iniciado em 1736.A construção atual,com fachada da característica neoclassica e interior com decaração inspirada no barroco joanino, teve sua conclusão em 1849.As pedras que compõem a fachada do templo vieram de Lioz,emPortugal.
Mercado Modelo
Em 1861,foi construído na praça Cayru o prédio da Alfândega,com uma rotunda ao fundo,onde atracavam os návios para descarregar as mercadorias.Em 1971,o mercado passou a funcionar o prédio da Alfândega e 13 anos depois, pegou fogo.Hoje, tem mais de 250 boxes com uma variedade de artesanato baiano e nordestino,dois restaurantes,além de bares com bebidas típicas e petiscos.
Forte de São Marcelo
Inicialmente chamado de Forte de Santa Maria Del Popolo a construção militar é ´também conhecida como Forte do Mar.Sua função era impedir o ataque dos corsários às naus ancoradas no porto e aproximação de armadas com alcance de tiro nos limites da cidade.Inicialmente de madeira, foi todo reconstruído em alvenaria em 1624 para enfrentar os holandeses.Em 1950,ganhoua a definitiva forma circular destacando-seno cenário da cidade baixa pela sua localização, no meio do mar, e pela singularidade de sua forma.Recebeu a dominação de "Umbigo da Bahia"pelo escritor Jorge Amado.
Órfãos de São Joaquim
Colégio dos Jusuítas cuja construção foi iniciada em 1709 possui planta e fachada com as caracteristicas das igrajas do começo do séc.XVIII.Está situado no bairro da Calçada na Cidade Baixa.
Feira de São Joaquim
A feira de São Joaquim está localizada na região da Cidade Baixa e possui uma divercidade de produtos comercializados no local.Encontra-se ali especiarias da culinária baiana, frutas típicas,bebidas, artesanato e artigo do candomblé,como patuás folhas para banhos de descarrego, amuletos,dentre outros itens.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Roteiros Orixás
Dique do Tororó
Dique do Tororó
Tombado pelo instituto do patrimônio histórico e artístico Nacional por ser o único manancial natural em toda a cidade do Salvador, possui uma lagoa de 110 mil metros quadrados. Espaço bastante procurado pelos amantes do esportes.Conta com para pista de cooper, raias para a prática do remo,decks para pesca,piers para pequenas embarcações, equipamentos de esportes e e ginástica, playgrounds, além do centro de atividades e da praça de eventos. O centro possui restaurantes e estacionamentos com 150 vagas; a praça tem um palco flutuante para realização de shows e espetáculos. No meio da lagoa, esculturas de diversos orixás feitas pelo artista plástico Tatti Moreno completamentam a beleza da região.
Estádio Otávio Mangabeira
Inaugurado em 1950 e reformado em 1970, o também conhecido Estádio da Fonte Nova é o principal estádio esportivo da cidade.
Relógio de São Pedro
A área foi oculpada até o início do século XX pela antiga Igreja de São Pedro, demilida para a abertura da Avenida Sete de Setembro em 1912. O relógio de São Pedro, importado da França,é uma referência de horário para os que passam pelo local.
Praça da Piedade
Consolidada na segunda metade do século XVII passou por diversas reformas e participou de importantes momentos da história baiana. Possui um belo granil de 250 metros-obra do renomado artista plástica Caribé- que cerca os seus canteiros. Os quatros portões que dão acesso à praça receberam os nomes dos mártires da conjuração Baiana que, em novembro de 1799, foram enforcados , esquartejados e expostos mesmo local.
Igreja de São Sebastião e Mosteiro de São Bento
Trata-se de um conjunto religioso que é um dos mais imponentes da cidade. Seu terreno é uma herança deixada pela família de Diogo e Catarina Álvares, o primeiro casal brasileiro, para a Ordem Benedita. Foi edificada em 1589. O mosteiro, em três pavimentos ao redor de um pátio, abriga uma biblioteca com 35 mil volumes e um museu com objetos da Ordem.
Praça Castro Alves
Praça Castro Alves
A área surgiu do aterro de um grande charco que rodeava a cidade. Erguida pelo fundador Thomé de Souza, no seu centro, localizavam-se as Portas de Santa Luzia, que faziam parte da primeira muralha da cidade. A praça foi batizada com o nome do poeta Castro Alves no início do século XX em homenagem ao "poeta dos escravos", que declamou seus versos no teatro São Jõao que ali existia.No monumento que ocupa a parte central da praça está a estátua de Castro Alves e uma urna com os seus restos mortais. O local também se tornos referência na cidade por conta do encontro de trios elétricos no Carnaval.
Rua Carlos Gomes
No passado era conhecida como rua de baixo de São Pedro. Seu nome atual é em homenagem ao maestro e compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes.Esta rua era o caminho que conduzia os escravos até a praça da Piedade e a forca,passando inclusive pela rua com esse nome Rua da Forca. Nos anos 50 era um ponto de moradia elegante, juntamente com a Rua Chile ea Av.Sete de Setembro.Hoje é centro comercial.
Museu de Arte Sacra
O museu de Arte Sacra encontra-se instalado no antigo Convento Santa Tereza de Ávila, fundado pelos carmelitas descalços em meados do século XVII. Considerado um dos exemplares mais significativos da arquitetura seiscentista brasileira e tombado individualmente pelo IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Ártistico Nacional, o Convento de Santa Tereza de Ávila está localizado na área do centro de Salvador, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.
Palácio da Aclamação
Antigo Palacete dos Moraes foi construído no primeiro quarto do século XX em estilo neoclássico e decorado com belos painés emodurados, guirlandas, laços e medalhões pintados por Priciano Silva.Seu acervo é composto de mobiliarios nos estilos D.José e Luís XV,porcelanas, cristais, bronzes,tapetes persas e franceses e telas de pintores famosos.Em 1915 foi adquirido para resistência dos governadores.Ao fundo do Palácio foi construído um grande jardim,mais tarde se tornando o paseio público, idealizado e condtruido pelo Conde dos Arcos, em 1810, quando era governador da Bahia.Este parque possui belos jardins com árvores seculares.Do passeio público tem-se wma vista fantástica,vislumbrando-se, ao fundo , a ilha de Itaparica.No interior dessa área, encontra-se o teatro Vila Velha, um marco e patrimônio na vida cultural de Salvador. Foi inalgurado em 1964 pelo grupo de artistas Sociedade Teatro dos Novos.
Praça Dois de Julho
Situada na área central da cidade, a praça Dois de Julho, popularmente chamada de campo Grande, em meados do século XVII foi utilizada para treinamento militar dos soldados do Forte São Pedro. Em 1851, o Campo Grande transformou-se num jardim e ganhou, no final do século XIX, um monumento em homenagem à guerra da Indepêndencia da Bahia- Dois de Julho, a maior data cívica do Estado, sendo comemorada com desfiles militares e escolares. A Praça faz parte do circuito carnavalesco tradicional e possui grande movimentação neste período do ano.
Praça do Campo Grande
Teatro Castro Alves
Localizado na Praça Dois de Julho, possui construção moderna e avançada estrutura arquitetônica. Sua inauguração estava prevista para o dia 14 de julho de 1958, porem, na madrugada do dia 09 de julho de 1958, o teatro sofreu um trágico incêndio que destruiu toda a parte eletro-mecânica da maior e melhor casa de espetáculo do Brasil da época.Depois de nove anos fechado , o TCA foi inauguradono dia 4 de março de 1967 com alegria e comemorações redobradas.
Forte de São Pedro
Levantado no início do século XVii, no lugar escolhido pelos holandeses para a implantação de uma fortificação, este edfício militar tem forma de polígono quadrangular e possui baluartes nos quatros ângulos desenvolvidos segundo os princípios de Vauban. Tomado pelos brasileiros na Guerra da Independência, em 1822, o forte serviu como quartel general da Revolta da Sabinada, entre 1837 e 1838.
Corredor da Vitória
Avenida arborizada era ocupada por mansões da sociedade britânica no século XIX as quais, pouco a pouco, foram substituídas por luxuosos edifícios residenciais a partir de meados do século XX. O Corredor da Vitória, que começa no largo da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, possui alguns dos mais importanted museus de salvador , como o Carlos Costa Pinto, o de Arte da Bahia e o Museu Geológico.
Roteiro do Pelô
Roteiro/pontos turísticos
Roteiro do pelô
Rua Chile
Praça Homé de Souza- Praça Municipal
Monumento Thomé de Souza- Homenagem ao fundador da cidade.
Câmera dos Vereadores- Constituída em meados do séculos XVII, foi sede do primeiro Legislativo do Brasil e no século XVIII, funcionou também como cadeia da cidade.
Palácio Rio Branco- Abrigou, em 1549, o governador -geral do Brasil, Thomé de Souza, e o centro de administração do reino de Portugal.Foi reinaugurado em 1919, quando ganhou o nome de Palácio Rio Branco. Atualmente, abriga a Fundação Pedro Calmon, a Fundação Cultural do Estado da Bahia e o Memorial dos Governadores.
Prefeitura Municipal do Salvador- Atual sede da Prefeitura.
Praça da Sé
Praça da Sé
Em 1553, foi inaugurada a Igreja Sé da Bahia que, no século XVII, serviu como fortaleza contra os holandeses. Em 1933, foi demolida para dar lugar aos trilhos do bonde da Companhia Linha Circular de Carris da Bahia. Com isso, a praça passou a abrigar os bondes e o Belvedere da Sé.
Palácio Rio Branco
Em 1999, como parte das comemorações dos 450 anos da fundação da cidade, foi inaugurada a nova Praça da Sé. Com destaque para o monumento da "Cruz Caída", de autoria de Mário Cravo Jr. O local oferece uma visão privilegiada do pôr-do-sol para a Baía de Todos os Santos, além de outros atrativos que voçê deve visitar:o Memorial das Baianas, os Sítios Arqueológicos, o Palácio Arquiepiscopal e o Plano Inclinado Gonçalves Dias.
Terreiro de Jesus
A Praça XV de Novembro, mais conhecida como Terreiro de Jesus por causa da Igreja dos Jusuitas (atual Catedral Basilica),mantám caracteristicas urbanas dos séculos passados. No centro da praça, um chafariz de origem francesa (1855),todo em ferro fundido, representa a deusa Ceres, da agricultura.
No Terreiro, também esta localizada a primeira escola de medicina do País. Reúne três museus:Afro-Brasileiro(com acervo da arte sacra africana, afro-brasileira, 27 painéis de Carybé sobre os orixás e fotografias do antropólogo frânces Pierre Verger)
Arqueologia e Etnologia(com pinturas,objetos,fotos e urnas funerárias índigenas);e Memorial de medicina (com livros e teses sobre o tema).Ainda nessa praça voçê vai encontrar a Igreja e Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, a Igreja de São Pedro dos Clérigos e a Catedral Basilica.
Largo do Cruzeiro de São Francisco
No Largo do Cruzeiro de São Francisco encontramos a Igreja eo Convento de São Francisco,datada de 1703.Conhecida como a "Igreja do Ouro" possui esplêndidos arabescos em talha dourada e grades de Jacarandá.Seus azulejos descrevem passagens da vida de S.Francisco,além de revestirem as paredes do claustro.Abriga a imagem de S.Pedro de Alcântara, obra-prima de Manoel Inácio da Costa, num dos altares à direita.
Ao lado a Igreja de São Francisco encontram-se a Igreja e o Museu da Ordem Terceira de São Francisco. Com sua esplêndida fachada em pedra lavrada, a igreja é o único exemplar no Brasil do barroco espanhol.Por algum tempo, a fachada esteve encoberta com argamassa e, somente no início do século XX,durante serviços de implantação da rede elétrica na área, foi redescoberto o seu desenho original. Nos tetos existem belas pinturas criadas em 1831 por Franco Velasco. Abriga ainda um relógio de sol e um museu que reproduz um salão nobre.
Pelourinho
Significa coluna de pebra, erguida em Praça Pública, com pendente de bronze ou ferro, para amarrar e açoitar publicamente os condenados(criminisos e escravos faltosos). Na condição de primeira capital da América Portuguesa,Salvador cultivol a mão-de-obra escrava e teve os seus pelourinhos instalados em pontos como o Terreiro de Jesus e as atuais Praças Thomé de Souza e Castro Alves. Símbolo de autoridade e justiça, acabou emprestando o nome ao conjunto histórico e arquitetônico do Pelourinh, parte integrante do Centro Histórico da Cidade.O Pelourinho também contempla outros atrativos, como o Museu Tempostal, A fundação Casa de Jorge Amado, o Museu da Cidade, o Museu Abelardo Rodrigues, a Igleja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Museu Casa de Benin.
Carmo e Santo Antônio
A área entre o largo do Carmo e o largo de Santo Antônio Além do Carmo mostra a expanção da cidade a partir do século XVII e tem como principal monumento o conjunto religioso formado pela igreja e Convento Nossa Senhora so Carmo e pela Igreja da Terceira do Carmo;As Igrejas do Santíssimo Sacramento, na rua do passo, com sua monumental escadaria de acesso; a da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão e a de Santo Antônio Além do Carmo merecem atenção pela beleza de suas fachadas e interiores.O Oratório da Cruz do Pascoal é uma construção pitoresca situada no meio de um largo da rua de Santo Antônio Além do Carmo, baluarte da defesa da antiga cidade pelo lado norte.
Largo do Cruseiro de São Francisco